Espaço destinado ao registro das percepções críticas de um cidadão brasileiro sobre política, comunicação, comportamento e demais assuntos pertinentes à sociedade contemporânea.
Uma visão técnica do ponto de vista do marketing e apaixonada do ponto de vista humano. Leia, critique e replique à vontade!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Marketing Político


Se você não compra duas vezes um produto que sabe não funcionar, por que acredita que o Marketing Político te vende mentiras?
O que você pensaria sobre uma pessoa que decide abrir um negócio próprio, sem ter experiência na área e sem conhecer as técnicas certas de promoção, precificação, distribuição e as características do produto que está disposto a vender?
Ser empreendedor pode ser uma característica fundamental para quem deseja construir algo, para aqueles que têm um projeto, um objetivo de vida. Porém empreender demanda conhecimentos e técnicas que suportem as ações adotadas em prol do lançamento, crescimento e manutenção do empreendimento em questão.
Aos empreendedores temos disponíveis várias opções de apoio e orientação quando da decisão de iniciarem seus negócios: empresas de consultoria particulares, SEBRAE, dentre outras.
Agora o que você pensaria se essa empreitada fosse uma campanha eleitoral e o candidato (empreendedor) não possuísse os mesmos conhecimentos requeridos? Sim, a relação é pertinente, pois uma campanha eleitoral, além de carregar todos os atributos de um empreendimento, tem um espaço de tempo bastante diminuto para lograr seu êxito.
Vemos então candidatos que se lançam ao pleito eleitoral sem a menor noção de comunicação - e entendam comunicação como forma de transmitir suas propostas com clareza e impacto relevantes -, lançam-se em uma batalha por votos onde suas propostas não são bem elaboradas, seus materiais de campanha e suas estratégias não são bem delineados, e todo seu esforço se esvai na desconexão entre a mensagem emitida e o que é recebido pelos interlocutores (eleitores).
Para estes empreendedores (candidatos), também temos os parceiros dedicados a auxiliar a estruturação deste projeto, contribuindo com os conhecimentos técnicos necessários à formatação e adequação das mensagens, das plataformas de campanha, ao nível de compreensão de seu eleitorado, fazendo com que o candidato consiga se apresentar e apresentar suas propostas de forma compreensível e capaz de conquistar a confiança do eleitor e, desta forma, seu voto.
Os profissionais de Marketing Político, estudiosos de várias áreas que buscam o conhecimento sobre os temas relacionados à política, aspirações dos eleitores, formas de comunicação, legislação eleitoral, novas mídias e tudo mais que possa influenciar em uma eleição ou na construção e manutenção da boa imagem de um político, é que podem ser os parceiros certos nesta empreitada pela conquista do direito de representar os anseios de seu povo.
Ao contrário do que alguns pensam o papel de um consultor político não é ludibriar, camuflar ou esconder a verdade sobre os políticos. Sua atuação é simplesmente a de adequar o candidato às formas de comunicação que realmente impactarão seu eleitorado. Não é verdadeiro o mito que a publicidade, ou como muitos dizem “o marketing” cria uma imagem falsa para um político mentiroso, pois assim como na publicidade de produtos, o consumidor/eleitor não pode ser enganado por muito tempo, ele é inteligente e sabe que se não tiver o cumprimento do que foi prometido pelo produto, ele não o comprará novamente.
Nós, consultores de marketing político, compreendemos a desconfiança do povo, como também percebemos a mesma desconfiança sobre outras profissões como decorrência da atuação de maus profissionais que denigrem toda uma categoria ao executarem desserviços à população, fato que infelizmente ocorre em vários segmentos.
O mais importante é deixar claro que, em uma sociedade democrática, em franco desenvolvimento, onde o consumo dos meios de comunicação está cada vez mais difundido, e grande parte da população se percebe como produtora de conteúdo, e não apenas consumidora unilateral de mensagens formatadas, o trabalho dos profissionais de marketing político torna-se ainda mais relevante, por se tratar justamente do alinhamento entre propostas e anseios, imagens e confiabilidade, promessas e cobranças, e todos os meios onde a política se faz presente e o povo lhe requer autêntica.

Marcos Marinho
Consultor e professor de Marketing Político e eleitoral
marcos@mmarinhomkt.com.br

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