Se você não compra duas vezes um produto
que sabe não funcionar, por que acredita que o Marketing Político te vende
mentiras?
O que você
pensaria sobre uma pessoa que decide abrir um negócio próprio, sem ter
experiência na área e sem conhecer as técnicas certas de promoção,
precificação, distribuição e as características do produto que está disposto a
vender?
Ser empreendedor
pode ser uma característica fundamental para quem deseja construir algo, para
aqueles que têm um projeto, um objetivo de vida. Porém empreender demanda
conhecimentos e técnicas que suportem as ações adotadas em prol do lançamento,
crescimento e manutenção do empreendimento em questão.
Aos
empreendedores temos disponíveis várias opções de apoio e orientação quando da
decisão de iniciarem seus negócios: empresas de consultoria particulares,
SEBRAE, dentre outras.
Agora o que
você pensaria se essa empreitada fosse uma campanha eleitoral e o candidato
(empreendedor) não possuísse os mesmos conhecimentos requeridos? Sim, a relação
é pertinente, pois uma campanha eleitoral, além de carregar todos os atributos
de um empreendimento, tem um espaço de tempo bastante diminuto para lograr seu
êxito.
Vemos então
candidatos que se lançam ao pleito eleitoral sem a menor noção de comunicação -
e entendam comunicação como forma de transmitir suas propostas com clareza e
impacto relevantes -, lançam-se em uma batalha por votos onde suas propostas
não são bem elaboradas, seus materiais de campanha e suas estratégias não são
bem delineados, e todo seu esforço se esvai na desconexão entre a mensagem
emitida e o que é recebido pelos interlocutores (eleitores).
Para estes
empreendedores (candidatos), também temos os parceiros dedicados a auxiliar a
estruturação deste projeto, contribuindo com os conhecimentos técnicos
necessários à formatação e adequação das mensagens, das plataformas de
campanha, ao nível de compreensão de seu eleitorado, fazendo com que o
candidato consiga se apresentar e apresentar suas propostas de forma
compreensível e capaz de conquistar a confiança do eleitor e, desta forma, seu
voto.
Os
profissionais de Marketing Político, estudiosos de várias áreas que buscam o
conhecimento sobre os temas relacionados à política, aspirações dos eleitores,
formas de comunicação, legislação eleitoral, novas mídias e tudo mais que possa
influenciar em uma eleição ou na construção e manutenção da boa imagem de um
político, é que podem ser os parceiros certos nesta empreitada pela conquista
do direito de representar os anseios de seu povo.
Ao contrário
do que alguns pensam o papel de um consultor político não é ludibriar, camuflar
ou esconder a verdade sobre os políticos. Sua atuação é simplesmente a de
adequar o candidato às formas de comunicação que realmente impactarão seu
eleitorado. Não é verdadeiro o mito que a publicidade, ou como muitos dizem “o
marketing” cria uma imagem falsa para um político mentiroso, pois assim como na
publicidade de produtos, o consumidor/eleitor não pode ser enganado por muito
tempo, ele é inteligente e sabe que se não tiver o cumprimento do que foi
prometido pelo produto, ele não o comprará novamente.
Nós,
consultores de marketing político, compreendemos a desconfiança do povo, como
também percebemos a mesma desconfiança sobre outras profissões como decorrência
da atuação de maus profissionais que denigrem toda uma categoria ao executarem
desserviços à população, fato que infelizmente ocorre em vários segmentos.
O mais
importante é deixar claro que, em uma sociedade democrática, em franco
desenvolvimento, onde o consumo dos meios de comunicação está cada vez mais
difundido, e grande parte da população se percebe como produtora de conteúdo, e
não apenas consumidora unilateral de mensagens formatadas, o trabalho dos
profissionais de marketing político torna-se ainda mais relevante, por se
tratar justamente do alinhamento entre propostas e anseios, imagens e
confiabilidade, promessas e cobranças, e todos os meios onde a política se faz
presente e o povo lhe requer autêntica.
Marcos
Marinho
Consultor e professor de Marketing Político e
eleitoral
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