Espaço destinado ao registro das percepções críticas de um cidadão brasileiro sobre política, comunicação, comportamento e demais assuntos pertinentes à sociedade contemporânea.
Uma visão técnica do ponto de vista do marketing e apaixonada do ponto de vista humano. Leia, critique e replique à vontade!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Verdades e versões

Verdades e versões - A esquizofrenia social

É costumeiro vermos editoriais jornalísticos sendo contestados, sendo em si contrastantes com informações disseminadas, muitas vezes, pelos próprios personagens envolvidos no fato noticiado.
Quando uma verdade, com sua presunção redentora e/ou inquisidora, resolve discordar da sua versão "oficial", aquela trabalhada pelas canetas estrategistas, pelas teclas de computadores que estão sob a batuta de maestros oficializados em seus cargos pelos donos do Poder, surge a esquizofrenia  social.
Como esquizofrênicos, nós o povo alimentado pelas verdades e versões disseminadas pela mídia, passamos a ostentar bandeiras, demonizar indivíduos e até desconfiar do que está ali, bem a frente de nossos olhos. Acreditamos piamente nas letras garrafais dos periódicos, nos discursos televisionados e nas propagandas majestosas com bandeiras flamulando e crianças sorrindo, independente de também termos assistido a olhos nus: caras pintadas, gritos de ordem, apitações e narizes vermelhos marchando contra cachoeiras de escândalos.
Infelizmente ainda não possuímos remédio para esta enfermidade, não há cura para esse tipo de esquizofrenia , não há cura capaz de descortinar a verdade, e iluminaria suas versões, dissipando suas sombras e mostrando a quais interesses representam. Ou há? Não seria esta afirmação apenas mais um delírio que implantaram e nossas mentes? 
Temos novos olhos sobre os fatos, milhares de olhos que lançam nas redes mundiais, de maneira crua, suas verdades. Se essas verdades também são, em si mesmas, versões que apenas partem de prismas diferentes, impregnadas de crenças e interesses, pelo menos nos apresentam novas versões além das "oficiais". Novas versões também não curam nossa esquizofrenia, mas nos dão novas possibilidades para construirmos nossos delírios, com fragmentos de verdades, até entendermos como devemos agir, antes de simplesmente avalizarmos outra verdade que não a nossa. 

Marcos Marinho

2 comentários:

  1. Prof. Marcos, parabéns pelo excelente artigo publicado. Concordo plenamente de cada vírgula que você digitou logo acima. Infelizmente temos mídias compradas e corrompidas tanto quanto o nosso governo atual, mas sou daqueles que acredita no poder da mudança. Hoje temos a internet que mobiliza milhões de pessoas com um objetivo em comum e essa mesma internet trás as verdades com o suporte de todos os tipos de fotos e vídeos para ninguém ter dúvida do que realmente aconteceu. Espero que em um futuro próximo, nossos jornais e televisões, pioneiros da informação de fácil acesso aprendam com a internet que chegou tão recente em nossas vidas e deixem de temer o poder do governo para mobilizar a população com informações verídicas e fatos.

    ResponderExcluir
  2. Excelente! ótima abordagem sobre toda essa alienação.

    ResponderExcluir