Espaço destinado ao registro das percepções críticas de um cidadão brasileiro sobre política, comunicação, comportamento e demais assuntos pertinentes à sociedade contemporânea.
Uma visão técnica do ponto de vista do marketing e apaixonada do ponto de vista humano. Leia, critique e replique à vontade!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

CPI - Hora de apertar o "botão vermelho"!


Hora de apertar o “botão vermelho”!

Comissão Parlamentar de Inquérito, ou CPI, é uma sigla que os brasileiros acostumaram-se a ouvir e ver estampadas em toda mídia. Todos sabem seu significado e infelizmente já estigmatizaram seu resultado prático, nenhum. Imagem negativa para uma comissão que deveria se revestir de toda credibilidade possível, de uma aura de transparência e seriedade que fizesse os mais céticos quanto à política vibrarem ao escutar o som pronunciado de suas letras. No entanto, vemos sucumbir seu brilho, entre outras coisas, às sombras projetadas em si pelo nebuloso passado de seus próprios representantes.
A credibilidade de uma instituição investida de tanto poder enverga-se ante o peso do histórico político, negativo, de muitas figuras integrantes de suas tribunas, além de ter, como seu, um compêndio de resultados evasivos, ineficazes e improdutivos que ficaram irônica e gastronomicamente definidos como pizzas. O eleitor, ao olhar a relação de componentes desta comissão inquiridora da verdade, da moral e da ética, tem sob seus olhos figuras que, em um girar de pleitos, passaram do banco dos réus, ou que ainda estão nele mesmo que engavetados entre pilhas de processos em ritmo letárgico, ao posto de juízes do alheio.
Como prospectar alguma expectativa de credulidade para uma CPI onde seus “magistrados” foram impeachmados, caçados, arrolados em escândalos ou associados a práticas condenáveis política e juridicamente? Como não contestar os interesses reais deste espetáculo político-eleitoral-midiático, se o próprio carrega odores de outro momento vergonhoso de nossa historia política em vias de ser, finalmente, julgado?
Oposição, situação, população, parece que em momento oportuno, algum desses lados deve acionar o botão vermelho e mandar tudo pelos ares, acabar com esse castelo de mentiras e acusações que, de modo algum, pretende contribuir para o desenvolvimento ético e crítico deste país. Talvez à população de fato caberia o direito de apertar esse redentor “botão vermelho”, assumindo seu papel de justiceiro alheio a CPI’s de fachada, às estratégias calhordas de políticos preocupados em destruir oponentes por sentimento revanchista, em tirar de seus caminhos as pedras que lhes impedem de lucrar mais sobre os cofres da nação, e aplainar o Planalto promovendo uma possibilidade de recomeço.
Esse botão existe, mas não é vermelho! É um botão verde com a palavra: CONFIRMA, e aciona um dispositivo capaz de eliminar das Câmaras, Assembléias e Palácios todo lixo político e social que se esconde por de trás de mandatos mal concedidos. De fazer de forma pacífica uma dedetização moral capaz de deixar a casa realmente limpa, pronta para novos moradores, moradores que deverão, sob pena de serem despejados, executar com rigor as atribuições que nós, seus senhorios, necessitamos e exigimos.

Marcos Marinho
@marinhomkt

3 comentários:

  1. Há mais coisas entre o céu e a terra, Marcos, do que sonha a nossa vã filosofia... (Ato I - Cena V)

    Sabe, é tanta enganação que a gente não sabe nem o que cobrar.

    Fica a sensação, sempre, de que tem alguém tentando me pregar uma peça.

    Parabéns pelo belíssimo artigo.

    ResponderExcluir
  2. Prof. Marcos, novamente outro excelente artigo publicado. Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela criatividade na hora que menciona que o botão vermelho existe, mas é verde. ÓTIMO! Durante todo o artigo pensei que este botão vermelho que menciona seriam marchas, protestos e passeatas que durante todo o ano acontecem nas ruas das capitais do Brasil, assim como foi feito no Egito e para tirar o Ditator Líbio Muamar Kadafi e anteriormente no Tunísia e Egito. O Sr. que já me conhece, deve ter percebido este meu lado revolucionário nas aulas de Marketing Político e que não acredito na regra do botão verde + confirma. Essa receita me parece mais uma história que contam de 4 em 4 anos para boi dormir. "O brasileiro tem o poder da escolha, então vote em mim" dizem os políticos. Passe livre? Conta outra! CPIs para saber de quem é a culpa? Nana Nenem. Uma vez me falaram que um grupo de brasileiros que nem sonhavam com o famoso facebook pintaram a cara e foram a Brasília. Bom, essa história você já sabe o final. Eu acho que o botão vermelho tem que ser apertado e a cor dele não tem que ser outra, sinceramente me cansei de pagar mecânico porque a roda do meu carro quebrou em algum IPVA que foi parar na cueca de seda de algum engravatado, já estou farto de ver mães chorando nas portas dos hospitais públicos esperando a cirurgia do filho e na TV GLOBO nossos representantes consultam no Sírio Libanês. O botão vermelho está sendo apertado, de pouco a pouco, mas está. E quando chegar a hora, repito aqui as palavras de meu mentor Marcelo D2 – “Nossa revolução não será televisionada”.

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom mesmo! Acredito ainda que em um breve futuro teremos uma política mais humana!
    Porém vejo também que somos induzidos desde bebês, (ou desde os primatas) a não acreditar em mudança... A não acreditar na honestidade e a não acreditar na política.
    Enquanto a sociedade for tão medíocre a ponto de pensar: Nunca vai mudar. Seremos aprisionados à esta realidade.
    Enquanto a mídia acobertar os fatos e distorcer a realidade seremos escravos de uma sociedade corrupta.
    O Povo não está preparado pra pensar... é necessário algo que os motive a isso..

    ResponderExcluir