Espaço destinado ao registro das percepções críticas de um cidadão brasileiro sobre política, comunicação, comportamento e demais assuntos pertinentes à sociedade contemporânea.
Uma visão técnica do ponto de vista do marketing e apaixonada do ponto de vista humano. Leia, critique e replique à vontade!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ELEIÇÕES 2012: Cenário político goiano - Setembro/1.


Após rodadas e mais rodadas de pesquisas, os números começam a sinalizar tendências das definições destas eleições, que também impactarão no pleito de 2014!
Com pouquíssimo sobe-e-desce de candidatos nos gráficos apresentados nos jornais e tv’s, o pleito 2012 tem sido chamado de “morno”, “sem graça”, e deixado para o eleitor o rótulo de “apático”.
Apenas um personagem aparece fortalecido nessas eleições, “O VOTO INVÁLIDO”! Chamo de voto inválido aqueles nominados de “Branco” e “Nulo” que, como já sabemos, não são contabilizados na hora de definir o vencedor, mas que tem gerado algumas questões:
Serão os atuais candidatos de Goiânia tão ruins a ponto de não servirem como opção aos eleitores?
Será que o eleitor goiano conhece a fundo as biografias e propostas de todos os candidatos, e não satisfeito com todas, decidiu excluí-los de sua lista de merecedores de crédito?
Será que o eleitor, decepcionado pelos escândalos recentes, decidiu não se envolver mais com a política?
Temos várias possibilidades para nos ajudar a compreender uma eleição onde quase todos os candidatos perderiam em número de votos para o voto “branco e nulo”.
Temos algumas opções para mudar este cenário, mas nenhuma será de curto prazo, e todas dependem do envolvimento individual dos brasileiros. Podemos sonhar com um país mais justo, quando pudermos escolher o melhor e não o “menos pior”, para assumir a direção de nossa cidade, estado e país. O que não podemos em hipótese alguma é abandonar ou relegar a outros o nosso direito de escolher!

Marcos Marinho
@mmarinhomkt
www.mmarinhomkt.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário