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domingo, 24 de junho de 2012

Eleições 2012 – A hora decisiva precedida de uma acertada decisão



Estamos a praticamente duas semanas do início da corrida eleitoral 2012. Dias finais e definitivos para os partidos confirmarem seus candidatos e coligações, e para os candidatos definirem suas estratégias e plataformas de campanha. Para grande parte dos eleitores estamos a praticamente duas semanas do inferno!
A inadequação de forma e conteúdo das mensagens eleitorais, a má utilização dos veículos de comunicação, o desrespeito e despreocupação com os hábitos do eleitor, bem como seus gostos e costumes, transformam as campanhas eleitorais em um período de sacrifícios para aqueles que não dispõem de tv a cabo e/ou internet. Sem propostas convincentes, campanhas estruturadas, comunicação integrada e treinamento midiático, o que candidatos tentam passar aos eleitores não consegue ultrapassar os filtros mentais que estes usam para se proteger de baboseiras, mentiras e intromissões.
Devemos ressaltar que neste ano a campanha feita de qualquer forma, sem compreensão das necessidades do eleitor, das demandas do município e das rejeições dos cidadãos, não obterá o espaço de outrora. Velhas técnicas e procedimentos eleitoreiros não encontrarão mais aquele eleitor despreparado, oprimido por cabrestos, passivo frente à truculência e incompetência comunicacional de aspirantes ou velhos políticos. Se em algumas cidades estes comportamentos ainda são frequentes, uma boa parte da população já está liberta e consciente destas práticas arcaicas.
Considerando as últimas enchentes, providas por águas caudalosas e sujas derramadas por uma cachoeira de escândalos que desconstruiu todo cenário político goiano, teremos nestes meses que antecederão as eleições uma demonstração extraordinária de esforços inócuos e dinheiro desperdiçado, por partidos e candidatos que terão como único objetivo reconquistar a crença dos eleitores em suas propostas e posicionamentos, sem, no entanto, se equiparem com o ferramental estratégico adequado.
Obviamente que a proporcionalidade dos esforços demandados será de acordo com fatores prévios apresentados pelos pleiteadores de votos: histórico e postura, ausência de envolvimento direto em escândalos, ficha limpíssima e aliados certos. Destaco também, como fator preponderante, a necessidade de uma comunicação e exposição adequadas. Mais do que simplesmente falar, o candidato deve falar a coisa certa e da forma adequada ao seu público! Mais do que aparecer, o candidato precisa definir, estrategicamente, onde e quando aparecer, e ao lado de quem é conveniente aparecer!
O político que intenta um cargo executivo ou legislativo em 2012 deverá atender aos requisitos exigidos pelo povo, além de estar bem assessorado por profissionais que farão, por meio de técnicas, a adequação da mensagem e do posicionamento do candidato à compreensão, aceitação e adesão dos eleitores.
Marcos Marinho
Consultor e Professor de Marketing Político
 twitter: @mmarinhomkt

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