Espaço destinado ao registro das percepções críticas de um cidadão brasileiro sobre política, comunicação, comportamento e demais assuntos pertinentes à sociedade contemporânea.
Uma visão técnica do ponto de vista do marketing e apaixonada do ponto de vista humano. Leia, critique e replique à vontade!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Qual a cor da sua consciência?




Hoje, 20 de novembro, é considerado o “Dia da consciência negra”, data escolhida em homenagem ao herói negro Zumbi dos Palmares, que foi morto nesta data, em 1695. Sinceramente penso que a homenagem, devidamente merecida, deveria batizar a data com o nome do herói, reconhecendo sua luta pela liberdade de seu povo, e não pela cor de sua pele.
Não deveria ser maior o ato de lutar por liberdade do que a cor da pele de seus lutadores? Não seria mais igualitário se comemorássemos e enaltecêssemos os bravos feitos dos guerreiros por sua coragem, ao invés de rotular sua demanda? A luta de Zumbi não era pelo direito de ser negro, era pelo direito de ser livre, e isso já deveria ser reconhecido e respeitado. Homossexuais não lutam, e são massacrados, pelo direito de serem homossexuais, mas pelo direito de serem respeitados. Os pobres não lutam pelo direito de serem pobres, mas pelo direito à vida, às condições básicas de sobrevivência, por direitos que lhes são natos, não por serem pobres, negros ou homossexuais, mas por serem brasileiros.
Não concordo em atribuir cor para a consciência humana. Acredito que enquanto precisarmos de cor para atestar nossa consciência, estaremos sinalizando que não a temos! Afirmo que devemos educar nossas crianças para que enxerguem além da epiderme colorida, além da genitália, além das roupas e dogmas religiosos. Devemos educá-las para serem capazes de enxergar o caráter, a conduta, o humano residente em cada Ser, pois assim saberemos que esta criança será capaz de desenvolver uma consciência que lhe parametrize o certo e o errado, independente das diferenças parametrizadas pelo espelho.
Marcos Marinho
Professor e Consultor de marketing
twitter: @mmarinhomkt
marcos@mmarinhomkt.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário